EDUCAÇÃO CRISTÃ: A IMPORTÂNCIA NO ENSINO DA IGREJA

Autores

Resumo

No contexto atual do mundo, tem-se observado uma diversidade de conceitos, ideologias e paradigmas, resultantes de um ambiente pluralista, e na educação esse não é diferente. Sabe-se que a Educação Cristã é fundamental para a excelência de todo o ensino genuinamente cristão, tornando a igreja madura, capacitada e capacitadora. Do ponto de vista teológico, é correto afirmar que Jesus Cristo deu início à Educação Cristã, destacando que a igreja tem um papel pedagógico, seja através da oração, comunhão, administração, aconselhamento pastoral, na proclamação da Palavra, na ação social e no evangelismo. A relevância desta pesquisa está em demonstrar a valorização e a importância da Educação Cristã no ensino da igreja, visando promover resultados satisfatórios de transformação de vidas. O espaço eclesiástico que dispõe, a sala de aula das igrejas, tornou-se o centro do processo educacional, que através dos estudos bíblicos formais ou informais representam a atuação do educador cristão nas igrejas. A metodologia desta pesquisa trata-se de uma revisão de bibliografia, mediante a análise de uma literatura especializada, no qual os autores abordam a Educação Cristã no contexto eclesiástico, enfatizando sua importância quanto ao ensino.

Palavras-chave: Educação Cristã. Ensino. Igreja.

Chistian education: the importance in church teaching

Abstract: In the current world context, a diversity of concepts, ideologies and paradigms has been observed, resulting from a pluralistic environment, and in education this is no different. It is known that Christian Education is fundamental to the excellence of all genuinely Christian teaching, making the church mature, capable and empowering. From a theological point of view, it is correct to say that Jesus Christ started Christian Education, highlighting that the church has a pedagogical role, whether through prayer, fellowship, administration, pastoral counseling, the proclamation of the Word, social action and evangelism. The relevance of this research lies in demonstrating the appreciation and importance of Christian Education in church teaching, aiming to promote satisfactory results in transforming lives. The available ecclesiastical space, the church classroom, has become the center of the educational process, which through formal or informal Bible studies represents the role of the Christian educator in the churches. The methodology of this research is a bibliographical review, through the analysis of specialized literature, in which the authors address Christian Education in the ecclesiastical context, emphasizing its importance in terms of teaching.

Keywords: Christian Education. Teaching. Church.

Biografia do Autor

Fransoise Campos Pinheiro, Seminário Teológico Batista do Maranhão

Bacharel em Direito pela Faculdade Estácio de Sá São Luís, Seminarista do curso de Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Maranhão.

Downloads

Publicado

30/06/2024

Edição

Seção

Práticas Ministeriais