A ELOCUÇÃO DO NABHÎ DO ANTIGO TESTAMENTO: UMA INTERSECÇÃO COM AS LÍNGUAS DO NOVO TESTAMENTO

Autores

  • Humberto Pereira da Silva FABAPAR

Resumo

O presente artigo analisa a manifestação da elocução na atuação do antigo profeta da história de Israel, chamado na cultura judaica de “nabhî” e faz uma intersecção com a evidência de línguas no Novo Testamento, em especial na era apostólica. Este artigo aponta que, tanto a elocução do profeta não literário, o nabhî, como a evidência de línguas nos tempos apostólicos serviram como “sinal” confirmador da mensagem de Deus ao povo, ou seja, de fato era Deus falando através do profeta e, na era apostólica, pelas pessoas da comunidade cristã. A natureza e o propósito da manifestação da elocução do nabhî era entendível, logo, falada na língua do povo, para que não restasse dúvidas ao receptor, quanto ao que a mensagem divina pretendia transmitir. Igualmente as línguas manifestadas no dia da festa de Pentecostes serviram como “sinal” confirmador da mensagem divina por intermédio dos cristãos. No primeiro ponto há a exposição sobre a elocução do nabhî no antigo Israel como um sinal confirmatório da mensagem divina ao povo; já no segundo ponto faz-se uma intersecção na elocução do antigo profeta e a manifestação de línguas ouvidas no dia de Pentecostes, registrado em Atos 2 e na era apostólica. Por último, apresenta-se a linha de interpretação teológica cessacionista quanto às línguas como sinal confirmatório exclusivo para a era apostólica.

Palavras-chave: Profetismo. Elocução. Sinais. Igreja.

The speech of the Old Testament nabhî: an intersection with the languages of the New Testament

Abstract: This article analyzes the manifestation of elocution in the performance of the ancient prophet in the history of Israel, called “nabhî” in Jewish culture, and makes and intersection with the evidence of tongues in the New Testament, especially in the apostolic era. This article points out that both the elocution of the non-literary prophet, the nabhî, and the evidence of tongues in apostolic times served as a confirming “sign” of God’s message to the people, that is, it was in fact God speaking through the prophet and, in the apostolic era, through the people of the Christian community. The nature and purpose of the manifestation of the nabhî's elocution was understandable, therefore, it was spoken in the language of the people, so that the receiver would have no doubts as to what the divine message intended to convey. Likewise, the tongues manifested on the celebration day of Pentecost served as a “sign” confirming the divine message through the Christians. In the first point the article presents the elocution of the nabhî in ancient Israel as a confirming sing of the divine message to the people; in the second point an intersection is made with the elocution of the ancient prophet and the manifestation of tongues heard on the day of Pentecost, recorded in Acts 2 and in the apostolic era. Finally, the cessationist line of theological interpretation of tongues as an exclusive confirmatory sign for the apostolic age is presented.

Keywords: Prophetism. Utterance. Signals. Church.

Biografia do Autor

Humberto Pereira da Silva, FABAPAR

Mestrando em Teologia pela Faculdade Batista do Paraná, graduado em Direito pelo Centro Universitário Estácio de Sá, pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade Damásio de Jesus, com MBA em Gestão Estratégica da Advocacia pela Universidade FUMEC e advogado por profissão, é membro da Igreja Presbiteriana do Brasil, na cidade de Juiz de Fora/MG. Estudou teologia na Escola de Preparação de Obreiros Evangélicos – EPOE de São Cristovão/RJ, foi diretor e professor no Seminário Teológico Kairós e no Curso de Teologia Comcriv, ambos em Juiz de Fora/MG.

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Publicado

30/06/2024